Beyfortus®

Perguntas
e Respostas

 

Beyfortus®

Perguntas
e Respostas

Agora seu bebê já pode ficar protegido da bronquiolite. Chegou a Beyfortus®!

O novo medicamento oferece proteção contra a bronquiolite, pneumonia e outras doenças causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) desde o nascimento até os 2 anos. Dessa forma, evita as complicações graves que esse vírus pode provocar, principalmente em bebês e crianças pequenas, uma faixa etária mais vulnerável às infecções respiratórias.

O VSR é o principal responsável por infecções no trato respiratório inferior em recém-nascidos e em crianças de até 2 anos. O VSR é um vírus comum e contagioso. Ele provoca até 80% dos casos de internações por bronquiolite e é a principal causa de hospitalizações em bebês menores de 1 ano.

Todos os bebês estão em risco de doença pelo VSR. Muitas pessoas acreditam que o VSR só é realmente perigoso para bebês prematuros ou com determinadas comorbidades. Na realidade, a maior parte das internações por infecções graves pelo VSR acontece com bebês saudáveis e nascidos após 37 semanas de gestação. Apesar disso, ainda não existia uma proteção contra o VSR para todas as crianças.

Beyfortus® fortalece o sistema imunológico do bebê, proporcionando uma defesa extra nos primeiros meses de vida, quando os bebês são mais vulneráveis. A resposta imediata contra o vírus promovida pelo novo imunizante é fundamental para reduzir o risco de hospitalizações e complicações associadas a infecções respiratórias.

1. O que é Beyfortus®?

Beyfortus® é um anticorpo monoclonal administrado por injeção para proteger recém-nascidos e bebês com menos de 2 anos contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

Diferentemente das vacinas, que estimulam o sistema imunológico a criar uma resposta duradoura contra o vírus, Beyfortus® age diretamente contra o VSR através da administração do anticorpo pronto – o Nirsevimabe – que bloqueia a ação do vírus, prevenindo infecções graves.

A importância de Beyfortus® se deve principalmente à sua capacidade de oferecer proteção temporária, mas eficaz, em um momento da vida em que o sistema imunológico do bebê ainda é imaturo e suscetível a infecções respiratórias.

2. Quem deve tomar?

• Recém-nascidos e bebês entrando ou durante sua primeira temporada do VSR.
- Crianças de até 24 meses de idade que permanecem vulneráveis à doença grave causada pelo VSR até a sua segunda temporada do VSR, que pode incluir, mas não se limita a crianças com:
- Doença pulmonar crônica da prematuridade (DPC)
- Doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa (DCC)
- Imunocomprometidos
- Síndrome de Down
- Fibrose cística
- Doença neuromuscular
- Anomalias congênitas das vias aéreas.

3. Quais doenças previne?
Bronquiolite aguda, pneumonia e infecções do trato respiratório inferior causadas pelo VSR.
4. Qual o esquema de doses?

Beyfortus® deve ser administrado de acordo com o peso atual da criança, no 1° ano de vida:
• Bebês com peso inferior a 5 kg: dose única de 50 mg (0,5 ml);
• Bebês com peso igual ou superior a 5 kg: dose única de 100 mg (1,0 ml).

Durante o 2° ano de vida, somente para crianças que permanecem vulneráveis à doença grave causada pelo VSR, é indicada a aplicação de dose única de 200 mg (administradas em 2 injeções de 100 mg).

Se o bebê ou a criança for submetido a uma operação do coração (cirurgia cardíaca), deverá receber uma dose extra de Beyfortus® após a operação.

5. Qual o tempo de eficácia de Beyfortus®?

Estudos clínicos mostram que uma única aplicação de Beyfortus® oferece proteção contra complicações causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR) por até 5 meses (150 dias).

Embora os níveis de anticorpos diminuam com o tempo, pesquisas indicam que ainda pode haver alguma proteção por até 1 ano.

6. Beyfortus® pode ser aplicado com vacinas ou é necessário algum intervalo?
Beyfortus® pode ser administrada junto com vacinas infantis, não sendo necessário intervalo entre elas.
7. Tomei a vacina Abrysvo® durante a gestação. Meu bebê deve tomar Beyfortus®?
Para bebês que nasceram até 14 dias ou mais após a mãe ter tomado a vacina Abrysvo®, não há indicação do bebê receber Beyfortus®, a menos que a mãe tenha imunossupressão ou o bebê possua algum risco aumentado para o VSR. Já os bebes que nasceram antes desses 14 dias, precisam receber Beyfortus®, pois a mãe pode não ter transferido anticorpos suficientes contra o vírus.