Nova vacina
PNEUMO 20
Chegou a mais ampla proteção contra doenças pneumocócicas: a vacina Pneumo20.
A vacina Pneumo20 (VPC20) é indicada para bebês (a partir de 6 semanas), crianças, adolescentes, adultos e idosos para prevenção de doença invasiva, pneumonia e otite média aguda causadas por 20 sorotipos de pneumococo.
OA doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Ela pode causar uma variedade de doenças, desde infecções leves até casos mais graves, como pneumonia, meningite e septicemia (infecção do sangue). Se não forem diagnosticadas precocemente nem tratadas corretamente, as doenças pneumocócicas podem levar à morte.
O pneumococo é transmitido de pessoa para pessoa, por meio de gotículas de saliva ou secreções. Muitas pessoas carregam essa bactéria nas mucosas da garganta e do nariz. Um espirro ou tosse com a boca descoberta pode ser o suficiente para infectar outra pessoa. A doença se desenvolve quando a bactéria se multiplica no corpo, por incapacidade do sistema imunológico de combater o “invasor”.
Qualquer pessoa pode ter a doença pneumocócica, mas algumas apresentam mais risco do que outras, como:
• Crianças com menos de 2 anos de idade;
• Adultos a partir de 65 anos;
• Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, câncer e insuficiência renal; e
• Pacientes com o sistema imunológico comprometido por outras doenças e fumantes.
Os sintomas podem variar de acordo com o local da infecção. A maioria das infecções pneumocócicas acontece nos pulmões (pneumonia), ouvido médio (otite média) e seios nasais (sinusite). Os sintomas podem incluir febre, calafrios, mal-estar, tosse e dificuldade de respirar.
Diferentemente de algumas doenças contraídas na infância, em que o corpo cria resistência a elas (como a catapora), há risco de se contrair doenças pneumocócicas mesmo depois do primeiro contágio.
A chance de contrair novamente uma dessas doenças aumenta bastante por uma série de fatores, sendo possível que os sintomas venham ainda mais fortes. Existem dezenas de variações do pneumococo e cada uma exige que o sistema imunológico se adapte e desenvolva defesas. A vacinação, por exemplo, dá ao corpo ferramentas para que defesas eficientes sejam produzidas naturalmente, evitando que a bactéria se espalhe e desenvolva alguma doença pneumocócica.
A forma mais eficaz de prevenir a doença pneumocócica é através da vacinação
Hoje, existem 2 tipos de vacinas pneumocócicas: as conjugadas e a polissacarídica. As vacinas conjugadas oferecem maior eficácia e proteção duradoura. No Brasil, estão disponíveis quatro vacinas pneumocócicas conjugadas:
• 10-valente (VPC10);
• 13-valente (VPC13);
• 15 valente (VPC15); e
• 20-valente (VPC20).
Elas previnem, respectivamente, 10, 13, 15 e 20 tipos de pneumococos. A Pneumo20 (VPC20) oferece maior proteção por conter mais sorotipos, incluindo os principais responsáveis por doença pneumocócica invasiva no Brasil atualmente. Logo, é recomendado o uso preferencial da vacina Pneumo20, sempre que possível.