Você sabia que as gestantes devem se vacinar?
As vacinas são essenciais para prevenir problemas graves com a saúde da mãe e do bebê
Durante a gestação, algumas alterações naturais no organismo da mulher podem favorecer a queda da imunidade e predispor a infecções de maior gravidade. Um bom exemplo é a gripe, causada pelo vírus influenza. As gestantes são consideradas um grupo de alto risco para gripe. A cada ano, um número significativo é vítima da doença e suas complicações.
As infecções, quando ocorrem durante a gravidez, trazem o risco de hospitalização e a necessidade do uso de medicamentos que podem ser contra-indicados nesse período. Além disso, são capazes de prejudicar também o bebê, provocando má formação congênita e danos ao curso da gestação. A vacinação pode prevenir algumas dessas infecções.
Quando a grávida se vacina, seus anticorpos (agentes de defesa) passam para o bebê ainda na barriga, através da placenta. Após o nascimento, essa transferência se dá pelo leite materno. Os anticorpos maternos são muito importantes para o bebê nos primeiros 12 meses de vida, pois os protegerão até que ele possa ser vacinado e desenvolver suas próprias defesas. Tal proteção é fundamental no início da vida, enquanto o sistema imunológico da criança ainda “aprende” a lidar com as ameaças externas.
Nem toda a vacina pode ser aplicada durante a gestação. O ideal é que a maior parte da vacinação ocorra antes da gestação, por isso a importância de estar com o calendário em dia. Mas fique tranquila: aquelas recomendadas para gestantes são comprovadamente seguras.
Algumas vacinas são indicadas mesmo que já tenham sido tomadas, como é o caso da vacina de coqueluche. Para garantir um nível alto de anticorpos maternos a serem transferidos para o feto, a gestante deve fazer um reforço no 3º trimestre da gravidez.
Vacinas recomendas para gestantes:
1. Vírus Sincicial Respiratório (Abrysvo®): da 24ª a 36ª semana de gestação.
2. Hepatite B: para as mulheres que não foram imunizadas previamente.
3. dTpa (difteria, tétano e coqueluche): a cada gestação, a partir da 20ª semana.
4. Gripe: anualmente.